No compasso da ilha: projeto renova apartamento com integração, sobriedade e seleção de peças de design brasileiro

Fabiana Henrique • 25 de junho de 2025

Intervenção valoriza mobiliário ContTi Home Design, privilegia linhas limpas e materiais naturais no novo refúgio familiar


Com o mar de Florianópolis ao fundo, um endereço antes voltado às temporadas ganha novo sentido na rotina de um casal gaúcho, seus filhos e hóspedes ocasionais. Para tornar o apartamento um refúgio à altura desse cotidiano flexível, os arquitetos Marcelo Wolschick e Alexandre Müller, à frente da Woho Arquitetura, buscaram reorganizar fluxos e usos, estabelecendo uma convivência mais fluida entre os ambientes — com escolhas arquitetônicas e de mobiliário que conectam funcionalidade, inspiração minimalista norte-americana e experimentação com design brasileiro.


A principal transformação acontece já na planta. O antigo lavabo cede espaço à lavanderia e todo o percurso hidráulico e elétrico é adaptado para a nova função. O ponto de encontro, entretanto, surge da relação entre living, varanda e cozinha — agora ligados por paineis de portas de correr que abrem possibilidades variáveis ao cotidiano. Na varanda, a solicitação da moradora para um pequeno estar voltado ao café da manhã diante do mar estabelece nova dinâmica à integração.

O living apresenta seleção precisa de peças ContTi Home Design. O sofá Orquestra ocupa o centro das atenções, ladeado pelas mesas de centro Drop, assinadas pelo Studio Mooringa, pela mesa de apoio Kala (design de Ibanez Razzera) e pela mesa de jantar com tampo com tampo em pedra natural, adquirida na ContTi, apoiada sobre base laminada em carvalho ebanizado - solução pensada para valorizar a transição entre o branco e o preto, diretriz assumida pelo projeto. O preto aparece pontualmente em algumas luminárias, da Ouse iluminação,  já que a proposta era ampliar os ambientes com materiais claros e criar destaque de contraste em elementos específicos. O arranjo é completado pelas cadeiras Pitanga, com encosto em couro assinadas por Rejane Carvalho Leite.


Na extensão entre o living e a varanda, o mobiliário mantém o fio condutor:
sofá elétrico Orion, aparador Sense Especial, banco alemão sob medida desenhado pelo escritório e executado pela ContTi (não é um produto existente no mercado),  sofá curvo, mesa de jantar Mila e cadeiras Klara, todos da ContTi, ampliam a área de recepção sem perder sintonia com o restante do conjunto.

Na parte privada do projeto, cada suíte ganha identidade própria, sem abrir mão do repertório refinado da marca: a cama Lise se multiplica como elemento central e se associa à mesa de apoio Nomade e poltrona Caja  em uma das suítes, e à mesa lateral Baobá na outra. Revestimentos marmorizados dão unidade visual enquanto a marcenaria em tons amadeirados delimita zonas e reforça a sensação de acolhimento. Em uma das suítes, um painel de papel de parede com temática natural em tons neutros destaca a cama, enquanto, na suíte do casal, as portas transparentes dos roupeiros e papeis de parede mais quentes criam uma atmosfera expandida, sem excessos.

O cuidado dos profissionais se estende ao desenho luminotécnico, onde luminárias embutidas no forro realçam volumes e texturas. Em todos os banheiros, a posição à beira-mar motivou a adoção de exaustores forçados, prevenindo a umidade típica de imóveis de praia com uso intermitente. Nesse contexto, a presença do design brasileiro, firmada pelas peças da ContTi, ocupa o papel de elo: conecta minimalismo e materiais naturais, aproxima os contrastes de cor propostos pela cliente e traduz o desejo de um ambiente flexível para o presente e aberto ao tempo — no compasso dos encontros à beira-mar.

Fotos: Mariana Boro

Texto: Casa de la Gracia Comunica

Compartilhar